EDUCAÇÃO, ENSINO, FORMAÇÃO E TUDO O MAIS
EDUCAÇÃO, ENSINO, FORMAÇÃO E TUDO O MAIS
DUAS ESCOLAS EXPERIMENTAIS DAS QUAIS PARTICIPEI.
Começo este novo tópico dentro do FORUM DO BEREDICTH para resgatar aqui duas experiências educacionais levadas a efeito no E.S.Paulo na segunda metade do século passado: o SISTEMA DE ENSINO VOCACIONAL (SEV -1962 a 1968 aplicado a seis estabelecimentos da rede pública) e o SISTEMA MODULAR DE ENSINO INTENSIVO E EXCLUDENTE (SEMIE - 1992 e ainda existente em milhares de escolas brasileiras).
São ambas experiências memoráveis, realizadas na mesma escola que tive a honra de dirigir, sendo responsável direto pela segunda das experiências citadas.
A primeira delas, do SEV, tentando enfrentar o regime instaurado pelos militares pela Revolução de Março de 1964, e a segunda, depois de 20 anos de pesquisas e levantamentos das causas dos fracassos da escola pública como subsideos para tese acadêmica, aplicado a partir de 1992 na Escola Padrão João XXIII e expandido a milhares de escolas públicas no Brasil todo, graças aos esforços da nossa equipe. Nós realizamos, em dezenas de municípios e em vários Estados da Federação, nada menos que 178 palestras sobre a nossa proposta. No local adequado poderão ler sobre os motivos que levaram a não prosperarem no Estado de S.Paulo como deveriam, vindo a encerrar o seu desenvolvimento.
Quero ser suficientemente isento de preferências pessoais e apenas relatar o que foi feito em ambas e, por qual ou quais motivos perderam a força inicial e, pelo menos a primeira, foi encerrada de modo melancólico, até como "consequência esperada" pelo desenvolvimento da política educacional em nosso Estado e País.
A Segunda ainda existe, embora na escola de origem, onde foi implantada pioneiramente, sendo o berço da renovação, tenha sido também encerrada, sem qualquer momento avaliatório e cercada de incompreensível oposição dos órgãos responsáveis pela educação em nosso Estado.
O tópico seguirá em dois campos: o primeiro (ordem cronológica e pode ajudar na compreensão do segundo), é o SEV. No segundo campo, o SEMIE, na forma como foi planejado no meu livro "ENSINO MODULAR - UMA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO", Edilap, 1992, SP.
Sejam bem vindos todos os que querem saber a respeito desses monumentais trabalhos.
Prof. Wladir dos Santos, MM
Começo este novo tópico dentro do FORUM DO BEREDICTH para resgatar aqui duas experiências educacionais levadas a efeito no E.S.Paulo na segunda metade do século passado: o SISTEMA DE ENSINO VOCACIONAL (SEV -1962 a 1968 aplicado a seis estabelecimentos da rede pública) e o SISTEMA MODULAR DE ENSINO INTENSIVO E EXCLUDENTE (SEMIE - 1992 e ainda existente em milhares de escolas brasileiras).
São ambas experiências memoráveis, realizadas na mesma escola que tive a honra de dirigir, sendo responsável direto pela segunda das experiências citadas.
A primeira delas, do SEV, tentando enfrentar o regime instaurado pelos militares pela Revolução de Março de 1964, e a segunda, depois de 20 anos de pesquisas e levantamentos das causas dos fracassos da escola pública como subsideos para tese acadêmica, aplicado a partir de 1992 na Escola Padrão João XXIII e expandido a milhares de escolas públicas no Brasil todo, graças aos esforços da nossa equipe. Nós realizamos, em dezenas de municípios e em vários Estados da Federação, nada menos que 178 palestras sobre a nossa proposta. No local adequado poderão ler sobre os motivos que levaram a não prosperarem no Estado de S.Paulo como deveriam, vindo a encerrar o seu desenvolvimento.
Quero ser suficientemente isento de preferências pessoais e apenas relatar o que foi feito em ambas e, por qual ou quais motivos perderam a força inicial e, pelo menos a primeira, foi encerrada de modo melancólico, até como "consequência esperada" pelo desenvolvimento da política educacional em nosso Estado e País.
A Segunda ainda existe, embora na escola de origem, onde foi implantada pioneiramente, sendo o berço da renovação, tenha sido também encerrada, sem qualquer momento avaliatório e cercada de incompreensível oposição dos órgãos responsáveis pela educação em nosso Estado.
O tópico seguirá em dois campos: o primeiro (ordem cronológica e pode ajudar na compreensão do segundo), é o SEV. No segundo campo, o SEMIE, na forma como foi planejado no meu livro "ENSINO MODULAR - UMA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO", Edilap, 1992, SP.
Sejam bem vindos todos os que querem saber a respeito desses monumentais trabalhos.
Prof. Wladir dos Santos, MM
Tópicos semelhantes
» NOSSO SITE SOBRE O ENSINO MODULAR
» O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO?
» HISTORIA REAL DO ENSINO VOACIONAL E AS CAUSAS PROVÁVEIS DO SEU FRACASSO
» UM SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO É UMA NECESSIDADE
» O SISTEMA MODULAR É O PIONEIRO DE MUITAS COISAS NA EDUCAÇÃO
» O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO?
» HISTORIA REAL DO ENSINO VOACIONAL E AS CAUSAS PROVÁVEIS DO SEU FRACASSO
» UM SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO É UMA NECESSIDADE
» O SISTEMA MODULAR É O PIONEIRO DE MUITAS COISAS NA EDUCAÇÃO
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos