FORUM DO BEREDICTH - COMENTARISTAS SELECIONADOS
aguarde um minutinho...conectando

Participe do fórum, é rápido e fácil

FORUM DO BEREDICTH - COMENTARISTAS SELECIONADOS
aguarde um minutinho...conectando
FORUM DO BEREDICTH - COMENTARISTAS SELECIONADOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO?

5 participantes

Ir para baixo

O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO? Empty O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO?

Mensagem por WLADIR SANTOS 15/10/2009, 12:19 pm


O SEMIE (SISTEMA DE ENSINO MODULAR INTENSIVO E EXCLUDENTE) é uma estrutura educacional, administrativa e pedagógica, que se caracteriza pela funcionalidade decorrente da sua logicidade. Ao invés dele tentar solucionar os problemas da educação, trata de investigar as causas dos mesmos e suprimi-las. Este procedimento permite ao SEMIE reutilizar de modo mais eficiente os recursos existentes nos orçamentos educacionais.

O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO? Line7
(do Livro: "SANTOS, Wladir dos. ENSINO MODULAR - UMA REVOLUÇÃO BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO. Edilap. 1993. São Paulo. Reed. Max Editor 1998)


"É engano pensar que no Brasil não se destinam verbas para a educação. O que existe de verdade entre nós é que mais de 60% dos orçamentos educacionais são aplicados em ocorrências plenamente descartáveis, que poderiam nem existir se suas causas fossem evitadas..."
...
"Não há qualquer logicidade em colocar mais recursos para a educação se, de antemão, sabe-se que 60% deles serão desperdiçados através da estrutura arcaica que adotamos desde os tempos da colonização..."
...
"Se as escolas públicas fossem hoje integralmente Modulares, estariam solucionados todos os grandes problemas da educação, desde os salários aviltantes do Magistério, até o uso da mais avançada tecnologia, tudo sem gastar um níquel a mais do que vem gastando nos orçamentos..."
...
"Não é o Ensino Modular que fere a razão: é a incompreensível oposição a ele por parte dos que comandam a educação..."
...
"Para se chegar à estrutura Modular, tivemos mais de vinte anos de pesquisas, onde pudemos encontrar todos os pontos que consomem recursos sem produzir resultados. O que não se desperdiça é lucro..."
...
"De que nos adianta colocar mais água (recursos materiais) na panela que faz o feijão, que está furada? Mais lógico seria primeiro fazer os reparos nesses furos e, assim, impedir que ela seja deitada fora e permitisse que a fervura ocorresse e o alimento (educação) ficasse finalmente pronto..."
...
"O Governo tenta mascarar sua ineficiência através de artifícios que devem impressionar os gerentes do Banco Mundial, quando poderia, hoje, estar dizendo ao mundo como se pode solucionar de verdade os problemas da educação em nosso (e outros) países onde esses mesmos problemas existem..."
...
"Se as escolas brasileiras fossem todas Modulares, os Professores poderiam estar com salários no mínimo triplicados sem que isso representasse qualquer ônus para a Fazenda Pública..."
...
"Quem viver verá que dentro de vinte anos no máximo as escolas terão adotado o SEMIE em sua totalidade, bastando para isso que os educadores conheçam o SEMIE e os políticos possam direcionar seus planos educacionais de modo mais patriótico e mais responsável..."
WLADIR SANTOS
WLADIR SANTOS

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Localização : Piracicaba (SP)
Número de Mensagens : 501
Data de inscrição : 09/02/2009

http://www.cmpp.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO? Empty Re: O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO?

Mensagem por Jordano 20/8/2010, 8:58 pm

É MESTRE..... GLORIOSOS FORAM OS ANOS QUE ESTUDEI NO JOAO XXIII, MELHOR ENSINO....MAS....TEMOS QUE INFELIZMENTE ACEITAR A MUDANÇA FEITA... AINDA BEM QUE TERMINAMOS NOSSA FASE....

SAO POUCOS OS QUE PENSAM EM MUDAR ALGO.....E SAO MUITO OS QUE AJUDAM A FAZER VOCE ESQUECER O PENSAR.... (LAMENTAVEL)
Jordano
Jordano

Masculino Data de nascimento : 23/12/1981
Localização : Americana - SP
Número de Mensagens : 58
Data de inscrição : 13/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO? Empty Re: O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO?

Mensagem por WLADIR SANTOS 12/11/2010, 1:23 pm

Enfureço-me (é difícll mas isso acontece) com o descaso total como são tratados os assuntos da educação em nosso país
Não falo como se fosse um simples opositor, como o eram os PeTralhas nos governos anteriores ao do jumento que, não satisfeito com ter bagunçado o Brasil durante oito anos de besteiras institucionalizadas, ainda agora, mercê de tantas artimanhas e imoralidades, conseguiu emplacar a eleição de um "pau mandado", ciente de que esse fato irá fazer amortecer a sanha dos brasileiros de bem, esperançosos de que haveria uma verdadeira devassa nas contas do governo inaciano.
Falo como Educador.
O Ministro, formado pela ideologia esquerdista, verdadeiro troglodita cujos títulos acadêmicos nada dizem se o que ele faz e prega nada se coaduna como nossa formação humana, não conseguiu nem ao menos demonstrar as suas teses da "supremacia soviética", já que dois anos depois de defendidas perante outros apaniguados da mesma formação, o próprio regime comunista soviético desmoronou completamente.
O que falta para essa gente, mesmo que deixemos de lado a essência do que deveriam ter, que é o zelo pela coisa pública, a honestidade, a lisura no trato do bem comum? Falta CAPACIDADE, sem dúvida alguma.
Não há Ministro no governo federal que não seja membro dessas quadrilhas que, qual o PCC, possuem ícones de siglas igualmente ocas, destinadas a enganar os eleitores que insistem em manter analfabetos.
Porque razão até hoje NENHUM desses quadrúpedes deu-se ao menos ao trabalho de ler o que os outros escrevem?
Meu livro sobre o Sistema Modular de Ensino, que poderia ter, se lido e estudado, mudado a face da educação brasileira e, com isso, mudado a face negróide do nosso povo, não caiu apenas no ostracismo, mas foi guindado àquele conjunto de obras destinadas aos anátemas do Inácio.
Quando vejo atualmente que um Ministro da Educação não consegue levar a cabo um exame isento de falhas, cometer tantos disparates e ainda vir a público fanfarronear sobre os apascentamentos que recebeu tanto do Inácio como do "pau mandado", temo pelo futuro do nosso país.
Se nós, que somos gente de bem, que temos os olhares voltados para nosso povo e seu bem-estar, não cuidarmos de reverter os valores que são atualmente premiados na Nação, não demorará muito para vermos o Brasil deixar para trás a cor rosa atual, passar para o rosa choque e ficar vermelho como o ícone dos PeTralhas.
Pena que não será vermelho de vergonha (isso esses meliantes não possuem), mas vermelho de sangue de inocentes, derramados pela sanha dos que não são inocentes. Dia virá ainda que o povo brasileiro vai se dar conta da armadilha montada aqui para a tomada do poder decisório no País, e quando isso acontecer, em tudo se parecerá à fuga de D.João VI de Lisboa quando Napoleão invadiu as terras portuguesas em 1808.
Obrigado meu grande amigo e ex-aluno Jordano, pelas suas palavras.


Prof Wladir dos Santos, autor do livro O ENSINO MODULAR- uma revolução brasileira na educação . EDILAP, Campinas (SP), 1994
WLADIR SANTOS
WLADIR SANTOS

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Localização : Piracicaba (SP)
Número de Mensagens : 501
Data de inscrição : 09/02/2009

http://www.cmpp.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO? Empty Re: O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO?

Mensagem por Suelen 12/11/2010, 7:57 pm

Meu querido Berê.
O seu texto vale por um discurso e, como sempre são, carregado de sentido e não pura verborragia.
Lemos aqui em casa e levei-o impresso para minhas amigas. Sabe que tem um número enorme de pessoas que o admiram? Não se sinta jogado às traças, meu querido. Sempre haverá no mundo pessoas invejosas, dispostas a ser novos Cains na existência.
Um bjo carinhoso em Você e na Mirian
Suelen
Suelen

Feminino Data de nascimento : 10/12/1980
Localização : Rio
Número de Mensagens : 34
Data de inscrição : 15/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO? Empty Re: O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO?

Mensagem por Suelen 12/11/2010, 7:59 pm

Esqueci-me de dizer-lhe: consegui um exemplar do seu livro, no alfarrábio aqui da minha cidade. Estou lendo e, à medida que venço seus argumentos, mais sou capaz de vislumbrar o que seria o Brasil se o seu Sistema Modular tivesse sido implantado à risca em todo o território nacional.
Sucesso!
Suelen
Suelen

Feminino Data de nascimento : 10/12/1980
Localização : Rio
Número de Mensagens : 34
Data de inscrição : 15/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO? Empty Re: O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO?

Mensagem por Martinha 12/11/2010, 8:04 pm

Li o texto, Grão-Mestre Berê.
MA G N I F I C O!
Sua maneira de escrever é deliciosa, com ganchos em cada palavra, em cada idéia, sem anular a organicidade do parágrafo.
Vê-se que é mesmo um escritor e jornalista do mais alto calibre.
Na semana passada o Olavo (que veio nos visitar), disse-me que Você tinha exercido a profissão de jornalista quando ainda residia em Sorocaba, no CRUZEIRO DO SUL, e que tem 16 livros escritos até agora.
Sinto-me honradíssima em poder gozar da sua amizade e dessa mulher maravilhosa que é a Mirian.
Beijos
Martinha
Martinha

Feminino Data de nascimento : 31/12/1987
Localização : S.Paulo (BR)-Rio-Paris-Roma
Número de Mensagens : 97
Data de inscrição : 03/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO? Empty Re: O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO?

Mensagem por Leticia 24/11/2010, 12:00 pm

Martinha, a mais charmosa gata que conheci...rs
Faço minhas as tuas palavras sobre o nosso Grãp-Mestre Berê. Esse cidadão, que encanta a todos o que o conhecem ou que leem seus livros, não esmorece, contudo. Só sinto realmente que ele deveria estar sendo mais lido e entendido, como lamento o fato de que, quando finalmente nossos governantes forem outros, ele poderá nem mais estar entre nós.
Admiro-o como educador, como inovador, como pioneiro em diversos campos, como conferencista, como artista plástico mas, sobretudo, como pessoa, cuja alma é de uma cristalina nitidez.
Honra-me também ter a sua amizade e gozar da amizade da família maravilhosa que constituiu com muito amor.
Um beijo meu (vou esconder o fato de que meu marido também te manda um ...)
Leticia
Leticia

Feminino Data de nascimento : 01/03/1975
Localização : Rio
Número de Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO? Empty Re: O QUE É, AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA MODULAR DE ENSINO?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos