O PROBLEMA DA EDUCAÇAO BRASILEIRA É A ESTRUTURA ESCOLAR, HERDADA DE PORTUGAL DO SÉCULO XIX.
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O PROBLEMA DA EDUCAÇAO BRASILEIRA É A ESTRUTURA ESCOLAR, HERDADA DE PORTUGAL DO SÉCULO XIX.
SANTOS, Wladir dos. ENSINO MODULAR- Uma revolução brasileira na educação. Edilap. S.Paulo, 1994
Re: O PROBLEMA DA EDUCAÇAO BRASILEIRA É A ESTRUTURA ESCOLAR, HERDADA DE PORTUGAL DO SÉCULO XIX.
25 ANOS SE PASSARAM
Em 1983, quando dávamos início ao Curso de Magistério no então Colégio Estadual João XXIII de Americana, inaugurávamos no mesmo dia o lançamento de algumas “novidades” de que a educação carecia há tempos.
O curso de Magistério a que dávamos início trazia:
A disciplina Informática Aplicada à Educação, para o Professor Primário (foi o Colégio João XXIII a primeira escola brasileira, pública ou particular, a ter um computador voltado para a formação educacional, em sala de aulas). Daria um livro esta colocação, pois ela colocava o uso da lógica booleana na compreensão dos mecanismos de entendimento humano. Posteriormente a experiência foi aproveitada pela UNICAMP ao sediar, a partir de 1986, no Colégio João XXIII, o Projeto Educom.
No curso de Magistério o que tivemos foi uma primeira turma mista, Professores e alunas, aprendendo o “bê-á-bá” da informática. Vários desses Professores e alunos seguiram os passos iniciados no João XXIII e hoje desfrutam de posições elevadas no time dos educadores que fazem a diferença entre vanguarda e retaguarda no campo. Para essa turma funcionar, eu pessoalmente fui ministrar as aulas, trabalhando com um velho (velho para hoje, claro, mas à época era o primeiro e mais atual!) CP-200, da Sinclair inglesa, fazendo programas em basic para que as alunas aprendessem sobre a similitude entre o pensamento humano e as decisões das máquinas que vinham antecedidas da fama de serem pensadoras. Não era excesso de zelo apenas, mas constatação de que não havia Professores que conhecessem tanto a informática quanto os assuntos da didática e pedagogia.
Infelizmente o Colégio não teve qualquer ajuda para desenvolver seu trabalho pioneiro. Até dentro de Órgãos Públicos da Educação torcia-se nariz para a novidade do uso de computadores em educação. Num Simpósio de três dias realizado em 1984 em S.Paulo, pela CENP, estando o pessoal da USP para falar no assunto aos presentes e tentar entusiasmá-los com a idéia trazendo experiências de escolas particulares que usavam a informática para fazer folhas de pagamentos, fui chamado, como Diretor da única escola pública a ter um computador, para apresentar o nosso trabalho em nada mais que 5 minutos, e assim mesmo por insistência de um Professor da USP, que ficou sabendo dele por outras vias (creio que pelo jornal O LIBERAL, que à época publicou sobre o assunto alguns artigos meus).
Desse Simpósio não guardei nada, tirando os fatos de que a minha brevíssima exposição foi interrompida por aplausos de quem estava sentindo a “alma lavada” pela escola pública que só tinha giz, quadro e saliva e pelo fato de que uma colega sindicalista de Campinas, pedindo a palavra em meio aos aplausos que para desespero meu não cessavam para eu continuar a exposição, berrou diante do microfone que estava na platéia: “o Senhor deveria é estar preso, pois enquanto não temos além de giz e quadros, o senhor compra computador para sua escola, ao invés de ajudar a demonstrar que o Governo não investe em educação... além de que comprar computador com o próprio salário para usar em aulas, é ilegal pois rebaixa as demais escolas em posição oposta à sua...”
Prof. Wladir dos Santos, MM
Ex-Diretor da Escola Padrão João XXIII de Americana.
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