FORUM DO BEREDICTH - COMENTARISTAS SELECIONADOS
aguarde um minutinho...conectando

ARTES DE TODOS OS TIPOS, PARA SEMPRE...

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

MAIS UMA VERSÃO DE CARMEN (HABANERA)

Mensagem por WLADIR SANTOS em 6/6/2009, 12:32 pm


Eis uma oujtra versão da magistral ópera de Bizet (Carmen).
Vale a pena ouvi-la toda.

_________________
TERRORISMO NUNCA MAIS
[b]AS ÁGUIAS VOAM SOLITÁRIAS.
OS URUBUS É QUE CAÇAM EM BANDOS
[/b]
avatar
WLADIR SANTOS

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Localização : Piracicaba (SP)
Número de Mensagens : 501
Data de inscrição : 09/02/2009

Ver perfil do usuário http://www.cmpp.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

UMA ARTE OU UMA TÉCNICA?

Mensagem por Admin em 8/6/2009, 12:24 pm

[img]http://beredicth.forumeiros.com/[/img]
Os limites reais que separam um objeto artistico de um objeto que pode ser produzido por uma tecnologia determinada e automática, são muito tênues.

Seria bom a colocação do que pode ser tido "arte" e do que pode ser tido como "técnica" de produção.
Quando uma pessoa faz um vaso de argila, está utilizando tecnologia no preparo da massa, no uso de instrumentos, para a produção do exemplar que tem também um objetivo específico.
Contudo, a "forma" desse vaso recebe dose de criatividade, que nada tem a ver com a tecnologia, a não ser o aproveitamento de coisas sabidas sobre a própria composição da argila.
Por exemplo, eu tenho comigo uma garrafa feita com argila, em fins do século XVIII e começo do XIX. A data é incerta e nem podem ser esses séculos citados com segurança como verdadeiros, mas apenas como "mais prováveis".
Como os membros avaliaram essa obra? Como arte ou simplesmente como o resultado de uma produção industrial, sem compromissos formais?
Abraços
S.Beredicth



_________________
TERRORISTAS NUNCA MAIS!
FORA OS PETRALHAS QUE ESTÃO SAQUEANDO O BRASIL


AS ÁGUIAS VOAM SOLITÁRIAS. OS URUBUS É QUE VOAM EM BANDOS.
avatar
Admin
Admin
Admin

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Localização : Americana (SP)
Número de Mensagens : 179
Data de inscrição : 09/02/2009

Ver perfil do usuário http://beredicth.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

ARTE OU TÉCNICA?

Mensagem por Martinha em 8/6/2009, 2:08 pm

Berê. Sua pergunta inicial vale a pena, principalmente porque nos desperta para um problema mais ou menos comum: o que, afinal de contas, é arte?
No meu curso de pós graduação, que fiz concomitantemente como de Artes, essa discussão durou por mais de quatro anos. Argumentos válidos para os dois lados.
Se a gente tentar definir o que é arte e o que é tecnica aplicada, vai ser difícil porque as artes sempre dependem de instrumental apropriado para o trabalho de criação.
Acho que a diferenciação deve estar situada em coisas mais refinadas, quais sejam as que envolvem objetivos, práticas, escolhas, habilidades, etc.
Quando eu faço um vaso, por puro diletantismo, creio que tem aí uma estrutura artística porque a forma que dou à cerâmica não poderá ser igualada nunca mais.
Pode-se fazer outro parecido, mas jamais igual.
Creio que toda arte, por mais renovadora que seja, guarda as sementes das suas raízes e as cores da personalidade que a pintou...
Um bjo
Martinha
avatar
Martinha

Feminino Data de nascimento : 31/12/1987
Localização : S.Paulo (BR)-Rio-Paris-Roma
Número de Mensagens : 97
Data de inscrição : 03/03/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ARTES DE TODOS OS TIPOS, PARA SEMPRE...

Mensagem por WLADIR SANTOS em 25/6/2009, 12:38 pm

Flauta de 35 mil anos é o mais antigo instrumento musical


Objeto feito de osso de abutre foi achado na mesma caverna da mais antiga escultura do corpo humano



Componentes.montarControleTexto("ctrl_texto")

BERLIM - Uma flauta de osso de pássaro descoberta em uma caverna da Alemanha foi entalhada há cerca de 35 mil anos e é o mais antigo instrumento musical artesanal já descoberto, dizem arqueólogos, oferecendo a mais nova evidência de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa.

Ouça o som da flauta de 35 mil anos

Uma equipe liderada pelo arqueólogo Nicholas Conard, da Universidade de Tübingen, montou a flauta a partir de 12 fragmentos de osso de abutre, espalhados por uma pequena área da caverna de Hohle Fels, no sul da Alemanha.

Juntas, as peças formam um instrumento musical de 22 centímetros com cinco furos e uma extremidade em forma de "V". Coranrd disse que a flauta tem 35 mil anos de idade.


A flauta entalhada em um osso de abutre, descoberta em caverna pré-história alemã. Divulgação

"É, sem dúvida, o mais antigo instrumento musical do mundo", disse o arqueólogo. A descoberta está descrita na edição desta semana da revista Nature.

Outros arqueólogos concordaram com a avaliação de Conard.

A arqueóloga especializada no período paleolítico April Nowell, da Universidade de Victoria, no Canadá, disse que a data da flauta é anterior à de outros instrumentos, "mas não tão mais antiga que chegue a ser surpreendente ou polêmico". Ela não tomou parte no trabalho de Conard.

A flauta de Hohle Fels é mais completa e um pouco mais velha que fragmentos de osso e marfim de sete outras flautas, também encontradas no sul da Alemanha e documentadas por Conard e colegas nos últimos anos.

Outra flauta, descoberta na Áustria, teria 19 mil anos, e um conjunto de 22 flautas encontradas nos Pirineus franceses foram datadas de 30 mil anos atrás.

A equipe de Conard escavou a flauta em setembro de 2008, o mesmo mês em que descobriu seis fragmentos de marfim em Hohle Fels que compõem uma estatueta feminina que, acredita-se, é a mais antiga escultura de uma forma humana.


A flauta, o mais antigo isntrumento musical artesanal, vista nos olo da caverna. Divulgação

Juntas, flauta e estatueta - descobertas na mesma camada de sedimento - sugerem que seres humanos anatomicamente modernos haviam estabelecido uma cultura avançada na Europa há 35 mil anos, disse o arqueólogo Wil Roebroeks, da Universidade de Leiden, na Holanda, e que não tomou parte em nenhuma das duas descobertas.

Roebroeks disse que é difícil saber qual o grau de inteligência ou de desenvolvimento social desse povo. Mas os vestígios materiais que deixaram - escultura, instrumentos musicais, adornos - combinam com objetos associados ao comportamento dos seres humanos modernos.

"Isso mostra que, já no momento em que os humanos modernos entraram na Europa... em termos de cultura material, eram tão modernos quanto possível", disse ele.

Neandertais também viviam na Europa na época em que a flauta e a estatueta foram feitas, e frequentaram a caverna de Hohle Fels. Tanto Conard quanto Roebroeks acreditam, no entanto, que os depósitos de vestígios deixados por ambas as espécies, ao longo de milhares de anos, indicam que os artefatos foram criados por humanos.

"O registro material é tão completamente diferente do que aconteceu nas centenas de milhares de anos anteriores, com os neandertais", disse Roebroeks. "Eu apostaria que humanos modernos criaram e tocaram essas flautas".

Em 1995, o arqueólogo Ivan Turk encontrou um osso de urso em uma caverna da Eslovênia, e que ficou conhecido como a Flauta de Divje Babe. Turk datou o objeto de 43 mil anos atrás e sugeriu que fosse uma flauta usada por neandertais.

Mas outros arqueólogos puseram a hipótese em questão, sugerindo que os furos feitos no osso eram marcas dos dentes de um animal carnívoro.

_________________
TERRORISMO NUNCA MAIS
[b]AS ÁGUIAS VOAM SOLITÁRIAS.
OS URUBUS É QUE CAÇAM EM BANDOS
[/b]
avatar
WLADIR SANTOS

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Localização : Piracicaba (SP)
Número de Mensagens : 501
Data de inscrição : 09/02/2009

Ver perfil do usuário http://www.cmpp.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ARTES DE TODOS OS TIPOS, PARA SEMPRE...

Mensagem por WLADIR SANTOS em 25/6/2009, 12:48 pm

Caverna revela 'vida moderna' no litoral há 165 mil anos


Descoberta mostra que homo sapiens já comia frutos do mar milênios antes do que se supunha

Carlos Orsi, do estadao.com.br





Reprodução
Peças encontradas na caverna. Fotos 'a' a 'c' representam diferentes faces do mesmo instrumento

SÃO PAULO - Morar na praia parece ser um sonho antigo: surgido há cerca de 200 mil anos, o homo sapiens estabeleceu residência no litoral da África do Sul menos de 40 mil anos mais tarde, de acordo com vestígios arqueológicos descritos na edição desta semana da revista Nature.

Em uma caverna da formação de Pinnacle Point, sobre o Oceano Índico, pesquisadores encontraram, além de vestígios da mais antiga ocupação humana de litoral, sinais de comportamentos e tecnologias que, de acordo com evidências anteriores, só teriam surgido milhares de anos mais tarde.

"Se tivessem pranchas, eles teriam surfado. As ondas são maravilhosas por aqui", diz o principal autor do artigo que descreve a descoberta, Curtis Marean, da Universidade Estadual do Arizona (EUA), em entrevista concedida por e-mail a partir da África do Sul.

Mas o motivo da migração humana para o litoral, 165 mil anos atrás, provavelmente nada teve a ver com recreação. Na época, o mundo atravessava um período glacial e o interior da África era muito seco e frio. As evidências encontradas pela equipe de Marean - incluindo restos de moluscos cozidos e carcaças de baleias - sugerem uma razão mais premente que surfe: fome.

"Moluscos podem ter sido cruciais para a sobrevivência desses humanos primitivos enquanto expandiam suas áreas de habitação", diz o artigo.

Modernidade

Além dos sinais de consumo de frutos do mar, os arqueólogos encontraram em Pinnacle Point lâminas de pedra de um centímetro de comprimento e pigmentos vermelhos, feitos à base de rocha.

Em análise que acompanha o artigo na Nature, a antropóloga Sally McBearty, dos EUA, e o paleontólogo britânico Chris Stinger dizem que os pigmentos sugerem que, já nesse estágio primitivo, os seres humanos eram capazes de compreender e manipular símbolos.

"A cor vermelha é fundamental nas classificações por cor em todas as sociedades humanas conhecidas, e parece provável que a substância era, de fato, usada na pintura corporal e para colorir ferramentas há 165 mil anos", diz o comentário.

Somada à coleta e preparo de frutos do mar e às diminutas lâminas - segundo Marean, pequenas demais para terem sido usadas sozinhas, requerendo cabos ou outro tipo de tecnologia para compô-las em grupos - a descoberta dos pigmentos contraria a idéia de que o ser humano adotou comportamentos "modernos" num salto revolucionário que teria ocorrido muito mais tarde, de 70 mil a 45 mil anos atrás.

Em vez disso, os novos dados sugerem que a modernização da tecnologia e do comportamento humano pode ter tido vários inícios que não chegaram a "pegar".

Migrações

Mesmo tendo chegado ao litoral por força das circunstâncias, a humanidade adaptou-se bem ao ambiente. Há evidência de que neandertais também já consumiram moluscos, mas "o único hominídeo que sabemos ter focado na exploração de recursos costeiros é o homo sapiens", diz Marean.

Algumas teorias sugerem, até, que a expansão humana para fora da África se deu por uma rota costeira.

"Uma dieta rica em frutos do mar tende a reduzir a mobilidade de grupos de caçadores-coletores", diz Marean. "Mas as costas são ricas em alimento, e se as condições no interior são difíceis, pode-se percorrer a costa, explorando alimentos".
Então não teria havido uma migração intencional, diz ele, mas uma expansão regular das populações
pelo litoral.

_________________
TERRORISMO NUNCA MAIS
[b]AS ÁGUIAS VOAM SOLITÁRIAS.
OS URUBUS É QUE CAÇAM EM BANDOS
[/b]
avatar
WLADIR SANTOS

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Localização : Piracicaba (SP)
Número de Mensagens : 501
Data de inscrição : 09/02/2009

Ver perfil do usuário http://www.cmpp.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

É ARTE

Mensagem por Martinha em 27/6/2009, 5:08 pm

Na sua pergunta sobre a garrafa de argila, eu acredito que se possa falar em arte pelo simples fato de que não deve ter sido produzida em série, mecanicamente, como são as garrafas de refrigerantes modernos.
Só uma curiosidade: onde a encontrou?
avatar
Martinha

Feminino Data de nascimento : 31/12/1987
Localização : S.Paulo (BR)-Rio-Paris-Roma
Número de Mensagens : 97
Data de inscrição : 03/03/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

GARRAFA

Mensagem por WLADIR SANTOS em 27/6/2009, 5:33 pm

[size=18]Martinha
Esta garrafa tem uma origem curiosa.
Quando nos mudamos, eu ainda criança, para a casa da R Prudente de Moraes em Piracicaba, fomos parar numa área que teria sido, no século XVIII, uma fábrica de cerveja dos primeiros suiços que foram os habitantes da região, no que depois ficou sendo conhecido como "Bairro dos Alemães".
Na esquina da minha rua com a Sta Cruz, onde hoje tem a casa dos Sansígolos, havia um barracao rústico, onde se fabricava cerveja, bem ao lado do córrego de águas cristalinas ali existentes. Muitas garrafas quebradas foram atiradas no terreno, tanto que quando se ia plantar alguma coisa, saiam latas e latas de cacos de vidro. Meu pai nunca conseguiu chegar ao fundo desse terreno, pois por mais que aprofundasse a cova, ainda assim existiam os cacos. Tudo o que havia ali era do século XVIII, pois já no século XIX o barracão havia sido demolido e a fábrica deixara de existir. Consta que ela teria se transferido para um outro galpão às margens do riacho Itapeva, entre a R Moraes Barros e S.José, tendo ficado ali até começos do século XX, e depois encerradas as suas atividades definitivamente. Cheguei a ver, quando criança, as ruinas dessa fábrica no sítio citado, e até recentemente podiam ser vistas, antes de ceder o lugar para arranhacéus.
Nessas escavações, encontramos duas garrafas inteiras: uma, de porcelana branca, parecia-se com uma garrafa de leite, inclusive na cor e essa escura, feita de argila. A de cor branca acabou sumindo, e não saberia dizer com quem se encontra atualmente, mas essa de argila eu guardei para mim, então com 7 ou 8 anos de idade. Ela está comigo desde os anos de 1943 ou 1944, mais ou menos.
É uma peça bonita e valiosa, demonstrativa do artesanato piracicabano daquele século.
Bjo
Berê[/size]

_________________
TERRORISMO NUNCA MAIS
[b]AS ÁGUIAS VOAM SOLITÁRIAS.
OS URUBUS É QUE CAÇAM EM BANDOS
[/b]
avatar
WLADIR SANTOS

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Localização : Piracicaba (SP)
Número de Mensagens : 501
Data de inscrição : 09/02/2009

Ver perfil do usuário http://www.cmpp.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

MIRIAN ESTÁ FAZENDO

Mensagem por WLADIR SANTOS em 22/7/2009, 11:27 am

Martinha escreveu:Berê
A-d-o-r-e-i
Sua mulher é boa mesmo. Eu gosto de fazer crochê, mas nem ouso mostrar aqui o que faço, a partir de agora.
Diga-me uma coisa: ela faz para outras pessoas ou só para a casa? Eu queria fazer presente de uma peça dessas para minha irmã que vai se casar. Creio que ela gostará. Se ela fizer, preciso encomendar com quanto tempo de antecedência? Aviso desde já que o casamento está marcado para Outubro...nem pensar em ficar um ano fazendo...r
Bjcas

Martinha
Infelizmente não daria tempo para fazer a colcha, segundo a Mirian me disse. A outra encomenda sua está sendo realizada. Deve ficar pronta por volta de fins de agosto. Depois eu lhe mandarei mais notícias.
Bjo

_________________
TERRORISMO NUNCA MAIS
[b]AS ÁGUIAS VOAM SOLITÁRIAS.
OS URUBUS É QUE CAÇAM EM BANDOS
[/b]
avatar
WLADIR SANTOS

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Localização : Piracicaba (SP)
Número de Mensagens : 501
Data de inscrição : 09/02/2009

Ver perfil do usuário http://www.cmpp.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

TENHO DOIS QUADROS DO BERÊ. UM É ESTE. LINDÍSSIMO.

Mensagem por Martinha em 23/7/2009, 7:36 pm

Este quadro, feito em papel, chama-se ENGENHO DA PONTA DAS CANAS.
Está enquadrado e na minha sala.
Não há quem, vendo-o, não pare perto para pesquisar os detalhes e todos, invariavelmente, encantam-se com a ligeireza dos traços, feitos sem qualquer auxílio de réguas ou outros instrumentos, a não ser a tinta e a canetinha.
Vale a pena o Berê colocar todos os demais aqui. Sei que vão gostar, mas ele insiste em dizer que pode se tornar um "chato" com essa exposição.
bjos



avatar
Martinha

Feminino Data de nascimento : 31/12/1987
Localização : S.Paulo (BR)-Rio-Paris-Roma
Número de Mensagens : 97
Data de inscrição : 03/03/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

VOU ATENDER PARCIALMENTE MARTINHA...

Mensagem por WLADIR SANTOS em 25/7/2009, 8:48 pm


CANTO DA PRAÇA DA SÉ - DIAMANTINA -MG - 2005
Não é por nada não, mas em nossa família nunca gostamos de vitrines para expor nada.
Vai este aqui para mostrar como fico depois de enquadrado. A borda em torno do quadro tem 5 cm de largura. O vidro anti-reflexo, que permite olhar o desenho sem refletir luzes (flashs, janelas, etc).




_________________
TERRORISMO NUNCA MAIS
[b]AS ÁGUIAS VOAM SOLITÁRIAS.
OS URUBUS É QUE CAÇAM EM BANDOS
[/b]
avatar
WLADIR SANTOS

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Localização : Piracicaba (SP)
Número de Mensagens : 501
Data de inscrição : 09/02/2009

Ver perfil do usuário http://www.cmpp.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ARTES DE TODOS OS TIPOS, PARA SEMPRE...

Mensagem por Admin em 7/10/2009, 2:59 pm

Martinha:
A Mirian me pede para dizer-lhe que conseguiu aprontar uma das peças apenas. A outra estará pronta até maio de 2010 no máximo.
Vai despachar ainda hoje.
Obrigado pela sua aquisição.
Berê e Mirian

_________________
TERRORISTAS NUNCA MAIS!
FORA OS PETRALHAS QUE ESTÃO SAQUEANDO O BRASIL


AS ÁGUIAS VOAM SOLITÁRIAS. OS URUBUS É QUE VOAM EM BANDOS.
avatar
Admin
Admin
Admin

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Localização : Americana (SP)
Número de Mensagens : 179
Data de inscrição : 09/02/2009

Ver perfil do usuário http://beredicth.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ARTES DE TODOS OS TIPOS, PARA SEMPRE...

Mensagem por XICO em 5/12/2010, 5:32 pm

GOSTEI MUITO DE TODOS OS DESENHOS PORQUE ARTE É FEITA PRÁ ISSO MESMO; IMPRESSIONAR!!
PARABENS!!
FAÇO DESENHOS TB EM BICO DE PENA, MAS LONGE DE SER UMA ARTE ASSIM....
avatar
XICO

Masculino Data de nascimento : 15/11/1952
Localização : VIAMÃO
Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/12/2010

Ver perfil do usuário http://flog.clickgratis.com.br/fcarlos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ARTES DE TODOS OS TIPOS, PARA SEMPRE...

Mensagem por Ruth em 7/12/2010, 4:46 pm

Xico lindinho.
Parabéns por ter se decidido a entrar aqui e, especialmente, por ser também um cultor da arte do desenho em bico de pena.
O nosso Frão Mestre Berê é um dos melhores que conheço, pois gosto não apenas dos lugares que ele desenha, mas dos seus traços leves e rápidos. Nem é preciso colocar as datas nos casarões... pode-se perceber que são antigos mesmo.
Estamos esperando que coloque aqui alguns dos seus...
Seja bem vindo Xico.
Um bjo

_________________
TERRORISTAS NUNCA MAIS

NEM TUDO PODE SER CORRETO, MAS É IMPERATIVO QUE PROCUREMOS O QUE O É REALMENTE
avatar
Ruth

Feminino Data de nascimento : 01/03/1975
Número de Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/11/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ARTES DE TODOS OS TIPOS, PARA SEMPRE...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum