FORUM DO BEREDICTH - COMENTARISTAS SELECIONADOS
aguarde um minutinho...conectando

ARTES DE TODOS OS TIPOS, PARA SEMPRE...

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ARTES DE TODOS OS TIPOS, PARA SEMPRE...

Mensagem por WLADIR SANTOS em 15/2/2009, 1:12 pm

Este desenho foi feito pelo meu Pai, usando esfuminho (ou esfumíneo, como já vi escrito).
Quando ele estava fazendo, em 1940, ao mudarmos para a nova casa, inadvertidamente foi colocado numa mesa enrolado, sobre o caminhão e um móvel em cima dele. Resultado, fez uma dobra que não saiu mais. Talvez se na época existissem recursos de restauração, teria sido possível voltar ao original. Meu pai achou que seria melhor começar outro...e assim o fez. O segundo quadro dele, tendo meu irmão Wladimir como modelo, demorou nada menos que 10 anos para ser concluido.
Quando nossa Mãe faleceu, eu peguei para mim este retrato do meu irmão, abandonado em 1940 e estou restaurando-o com enorme carinho e cuidado, pois esse papel onde ele desenhou, é de um estoque que ele havia ganho, juntamente com o sauce usado, do Prof Joaquim de Matos, que era discipulo e amigo pessoal de Almeida Junior, seguramente o maior pintor brasileiro e grande incentivador da arte em nossa cidade (Piracicaba). Tanto o papel como o sauce era da década de 1910, o que quer dizer que está (o papel) extremamente fragilizado. O papel FABRIAN é do século XIX e o sauce usado teve sua fabricação em 188X. Consta que eram originalmente de Almeida Junior, que os deu para Joaquim de Matos e este os passou para meu pai, que foi seu discípulo. Agora estão comigo...

Não há data pré-fixada para o término.  
O meu Mestre Archimedes Dutra, de saudosa memória, sempre dizia, inclusive na escola onde lecionava e na qual fui seu aluno, que "o Alvaro é seguramente o melhor retratista que conheço..."
Detalhe: o meu Pai nunca fez uma exposição dos seus desenhos. Eles acabaram se dispersando por completo: eu tenho dois (um deles é este que estou restaurando), a família do meu irmão tem dois (um dos quais é um novo trabalho sobre o mesmo tema, já referido acima), uma prima minha tem um retrato dela, uma senhora de S.Paulo tem um retrato também. Um dos quadros que ele fez, ainda quando solteiro, de um amigo que morreu assassinado, foi por ele mesmo destruido. Lamentável, porque minha Mãe sempre disse que "o quadro do Gilberto foi o mais bonito que ele fez"
Wlade (s.beredicth)

Última edição por s.beredicth em 1/3/2015, 4:03 pm, editado 1 vez(es)
WLADIR SANTOS

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Número de Mensagens : 501

Ver perfil do usuário http://www.cmpp.com.br

OUTRO QUADRO DO MEU PAI

Mensagem por WLADIR SANTOS em 15/2/2009, 1:25 pm

Este outro quadro tem-me como modelo, aos 8.5 meses.
A Gala um dia me fez um elogio delicioso, dizendo que gostaria de dar uma mordida na bochecha. Eu adorei...
Este desenho também foi feito com sauce sobre papel. Coisa velha sim. Não existe mais sauce sendo feito hoje em dia. Quem tem cuida e não empresta por nada desde mundo. Os meus bastões de sauce, se não me engano, são de 1910 aproximadamente, mas de qualquer forma são dessa década. Usei a data porque foi o último processamento que a fábrica, na França, fez antes de encerrar as suas atividades. O papel, idem. Tem a marca d´água ainda, e é dessa década também, quando meu pai começou a ter aulas com o Prof. Joaquim de Matos.
Até o final da vida meu Pai ia sempre, no dia de Finados, ao cemitério da Saudade em Piracicaba, para ver as obras de arte que ali haviam. Eu sempre ia com ele, e entendia plenamente o que o levava a visitar o túmulo de Joaquim de Matos, onde sobre a laje existe uma escultura representando uma paleta de desenho. Trabalho bonito.

Última edição por s.beredicth em 22/2/2009, 1:55 pm, editado 2 vez(es)
WLADIR SANTOS

Re: ARTES DE TODOS OS TIPOS, PARA SEMPRE...

Mensagem por Convidad em 15/2/2009, 1:39 pm

É,arte deve ser genético.Mas,que dá uma vontade de dar uma mordidinha nessa bochecha,isso dá!!!E essa risada,então?Já repararam que quando um bebê começa a dar risada,não tem como não rir junto?

Convidad
Convidado

bom dia Gala

Mensagem por WLADIR SANTOS em 15/2/2009, 1:48 pm

Você viu que a Ma já conseguiu entrar?
Eu acho que ela não estava seguindo a ordem da entrada, ou seja:
inscrição - confirmaçao por e-mail - clicagem sobre Membros, clicagem sobre o tópicos, etc
Bom domingo. Bjo
WLADIR SANTOS

O QUE FAÇO ATUALMENTE

Mensagem por WLADIR SANTOS em 15/2/2009, 2:15 pm

Atualmente gosto de desenhar em bico de pena ou, quando se trata de mural, usando aquelas canetas da Mitsubischi Pensil, que são usadas para escrever em superfícies lisas.
O estilo é outro. Eu me identifiquei com ele,mas não deixei de fazer também os meus retratos...
Este desenho tem perto de 1.90 m de altura, eu o fiz na sede do CMPP, Quando nós saímos de lá, a casa foi alugada para uma Igreja Pentecostal, dessas que a gente não frequenta mas é obrigado a ouvir porque o Deus deles é surdo e precisa de alto-faltante para que possam chegar a ele as súplicas dos carolas. Pois bem: a primeira coisa que os cretino fizeram foi meter uma camada de tinta sobre o desenho, pois era uma Igreja Católica!
A igreja é de Mariana, e eu soube que nos dias seguintes depois de desenhada, ela começou processo de restauração, mas veio a ser alvo de incêndio criminoso.
Depois esses boçais crentes ficam bronqueando quando digo que toda a arte, nos últimos 1.500 anos, quer seja na escultura, entenharia, pintura, música... tudo foi criado dentro da Igreja Católica Apostólica Romana.

WLADIR SANTOS

Mensagem por Convidad em 15/2/2009, 2:16 pm

Putz,Berê,eu nem me lembrei que houve uma confirmação por e-mail.Entrei tão rápido no teu fórum.Acho que ensinei errado para Madá,foi mal,sorry.Te mando um vídeo de youtube de um bebê rindo,até hoje,quando eu o vejo,começo a rir,é contagiante.

Convidad
Convidado

VIVENDO, VIVENCIANDO E APRENDENDO...

Mensagem por WLADIR SANTOS em 15/2/2009, 3:05 pm

Eu também "apanhei" aqui quando abri o forum e não sei ainda como fazer algumas coisas. Contudo, chegarei lá com certeza, pois se tem uma coisa que sou é teimoso e NUNCA desistir do que eu quero. Por exemplo, o problema dos tópicos que a gente não vinha sabendo usar e agora já sei. Digamos que você queira abrir um tópico novo (exatamente como é no Luciano)

ENTRA EM MEMBROS ... CLICA NO SEU NOME, e,quando abrir os quatro campos, vá àquele inferior da direita e clique em TÓPICOS.
Em seguida, clique em CRIAR TOPICO. É só dar um nome a ele e postar alguma coisa...
bjo
WLADIR SANTOS

A risada do bebe é muito boa

Mensagem por Convidad em 15/2/2009, 4:12 pm

Bem pessoal com dificuldade mas cheguei lá, além de conseguir entrar no forum também coloquei a foto que mais eu gosto, um casalsinho cinquentinha mas ainda com muito amor para dar. De vez em quando uns quebra pau, afinal somos mortais e saímos de barigas diferentes. Certo?

Cris, esse filminho do bebe, tem um em que pegam entrevistas do Lula falando um monte de besteira e em seguida a risada do bebe, é realmente de acabar com o mal humor de qualquer pessoa. É contagiante. Confesso que essa risada era do meu filho quando pequenino e minha filha, como sempre e até hoje fazendo palhaçada para ele dar risada, o moloque chegava a perder o folego de tanto rir. É gostoso demais.

Convidad
Convidado

Madá

Mensagem por WLADIR SANTOS em 15/2/2009, 10:42 pm

Parabéns. Formam um belo casal. Vê-se que se entendem perfeitamente, tirando os pequenos momentos de embates, que no fundo só servem para tornar os momentos de carinhos mais quentes...
Eu sempre tive vontade de ver foto sua, mas nunca me passou pela cabeça perdir-lhe isso. Por nada, Madá...apenas curiosidade, tá?
Abraços
WLADIR SANTOS

MENINA CONVERSANDO

Mensagem por WLADIR SANTOS em 20/2/2009, 2:20 pm

Vejam que delicia, mas é uma "promessa" de uma chatice só, quando crescer...
hehehe

WLADIR SANTOS

CARMEN - A BELA E DESEJADA MUSA

Mensagem por WLADIR SANTOS em 21/2/2009, 1:59 pm

Bizet foi, em meu entender, o mais feliz dos homens, por ter conseguido fazer uma tragédia incrivelmente bela com a Ópera Carmen.
Conseguiu reunir, na composição musical, a poesia maravilhosa dos cantos, formando um corpo só, que a Ópera nos traz aqui no mais belo trecho, a Habanera.
Aqui ele ultrapassa a genialidade esperada e consentida pelos mortais, para penetrar nas concepções divinas e dar definições para o mais puro dos sentimentos: o amor.
Só Bizet conseguiu dizer do amor a sua essência. Tentem identificar, quem não conhece. Uma "dica": o canto, repetido pelo coral, vai dizer numa das entradas: "L´amour est enfant de la Bohèmme... il n`y a pas jamais connu des lois..."
Traduzindo, ele responde à pergunta que algum filósofo lhe faria:
"mas, afinal de contas, o que é o amor?"
Sua resposta, que irão encontrar no canto e no coral, traduzida é: "o amor é filho da Bohemia... ele não conhece leis..."
Desejou Bizet alertar, pela ópera, que no amor não existem regras, não existem lógicas, não existem sentimentos que não sejam sobretudo egoistas, podendo, o que ama, até matar mas não deixará de amar enquanto puder. Ele não estava conceituando o amor do tipo possessivo, mas o amor como sentimento pessoal, aquela força intrínseca que tenta completar verdades que só fazem sentido para quem as vive, pois desse completar decorrem todos os demais sentimentos que possam estar aflorando nos mundos peculiares de quem ama.
Lindíssimo!
Tomei contato com essa ópera em 1958 quando tive que fazer um seminário na Faculdade com o título: "MAS O AMOR, AFINAL DE CONTAS O QUE É ISSO?"
De lá para cá tenho essa ópera em discos 78 rpm, CD, Vinil LP, rolos de fita, rolinhos K-7, arame gravado e até um cilindro de Edison com essa música.
Não há maneira de não adorar Bizet, Carmen e até a cantora...
Vejam...

Última edição por s.beredicth em 27/2/2009, 10:40 am, editado 1 vez(es)
WLADIR SANTOS

DEANNA DURBIN

Mensagem por WLADIR SANTOS em 24/2/2009, 12:13 pm

Meu Deus!
Vejam a preciosidade que encontrei.
Não pode haver pessoa que não se comova com o timbre da voz de Deanna, especialmente cantando aqui a Ave Maria...
WLADIR SANTOS

Mensagem por Convidad em 2/3/2009, 12:52 pm

Oi Bere:

Realmente cantores assim já não existem mais. Acabou.
Meu marido como todo bom calenho (nascido em Cali na Colombia) é salseiro, mas gosta muito das músicas cubanas pré-Fidel, principalmente as que foram compuladas no filme Buena Vista Social Club, é uma relíquia o que o diretor fez. Infelizmente 4 deles já estão jogando cartas lá no céu, mas são uma jóia.
É que eu não como colcoar You tube no forum, mas se procurar no You tube pelos nomes Compay Segundo, Ferer, Cachao vai entrar no mundo deles.
Nós também gostamos de dançar salsa. Não é aquele que tocam em alguns bares na Vila Madalena, isso lá é cumbia o que nã odeixa de ser gostoso de dançar.

Convidad
Convidado

Conheceu?

Mensagem por WLADIR SANTOS em 7/3/2009, 8:58 pm

Magdalena.
Você conheceu um cantor que se apresentava com o nome artístico de Ronaldo Rocha?
Ele tinha a voz tão parecida com a do Lucho Gatica que poder-se-ia passar por ele em nossas serenatas.
Dava até gosto vê-lo cantar nas madrugadas piracicabanas dos anos dourados, lá pelos de 1950 a 1956. Cito firmemente o ano de 1956 porque em 1957 nem ele e nem eu estávamos mais em nossa cidade.Tínhamos ido fazer Faculdade. Fomos os dois únicos formados em 1956 que entramos em Universidades, e assim mesmo em cidades diferentes, o que nos separou de uma vez. Com os casamentos então nem se fale... sumimos um para o outro.
Tenho alguns discos que ele gravou aqui comigo, mas preciso encontrar uma forma de passá-lo para som digital, WAV, MP3...
Pode ser até que existam esses discos em sebos de discos no centro velho de S.Paulo. Ele era bem vendido na década.
Foi quase meu irmão. Nossa amizade era tanta que dormíamos um na casa do outro, saíamos juntos, cantávamos juntos...
Fiquei sabendo outro dia que ele canta nos bares noturnos de Piracicaba ainda... A qualquer hora vou dar uma chegada por lá só para ver se é verdadeiro.
O ultimo contato que tive com ele, foi um almoço que fizemos em Piracicaba, há uns 10 anos mais ou menos...
Muita saudade, viu?
Bjo

WLADIR SANTOS

Mensagem por WLADIR SANTOS em 9/3/2009, 1:19 pm

Estes desenhos muitos dos participantes já viram, expostos em outros locais. Coloco aqui apenas para registro desta técnica. Trata-se do sauce sobre papel, aplicado com esfumineo.

A técnica permite variar do preto ao branco, por todos os tons de cinza e se resume numa sequência coerente de sombras e traços de reflexão luminosa. Não há nada definido, como os trabalhos feitos com óleo, onde as cores fazem o papel de fronteiras cromáticas.

Embora possa até parecer foto (os trabalhos do meu pai se pareciam tanto que as pessoas acabavam só concordando com a autoria dele quando meu pai se dava ao trabalho de tirar os desenhos dos quadros para que as pessoas os vissem sob os vidros), o fato é que o desenho a sauce permite variações envolvendo música, por exemplo.
Este, do rosto de Wagner, o maior compósitor em meu entender, da Alemanha, que é um berço incrivelmente grande de compositores ótimos, foi feito enquanto eu escutava composições da sua autoria.

WLADIR SANTOS

INCRIVEL

Mensagem por Martinha em 9/3/2009, 8:57 pm

É incrível o seu desenho, Beredit.
Tenho visto alguns feitos com crayon e mesmo lápis para desenhos, desses bem escuros, mas os seus são ótimos.
Os do seu Pai então são altamente apreciados por mim.
Incrível como vocês conseguem encontrar tons onde a gente pode imaginar cores.
Parabéns. Eu gostaria de um dia poder ver de perto isso tudo.
bjos
Martinha

Feminino Data de nascimento : 31/12/1987
Número de Mensagens : 97

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidad em 11/3/2009, 10:42 am

Bere:

Forçou hein! Eu nasci em 56, sou uma mocinha ainda .......
Brincou. Esses cantores eu sei da história, principalmente os de bolero por causa do meu marido, ele sempre conta as histórias dos seus pais em Cali na Colombia. Das serenatas nossas eu já escutava mais o Agnaldo Rayol, Angela Maria, Cauby no radinho de pilha, é claro, eu não tinha TV.
Nos anos 60 e 70 entrei na era dos Carpinters, Bee Gees, Beatles, Johnny Mathis. Depois já na minha era romântica, esticando o olho para os meninos bonitos, dancei muito Julio Iglesias. Mesmo assim, fala a verdade, o tempinho bom não.
Menos mal que meus filhos ainda são adeptos a roqueiros de 70 e 80, que queira ou não tinham talento.

Convidad
Convidado

NOSSA... NÃO FOI ISSO QUE EU DISSE

Mensagem por WLADIR SANTOS em 15/3/2009, 9:01 pm

Madá..
Credo.
Não forcei nada não, e jamais me passou pela cabeça atribuir-lhe idade maior.
Caso tenha pensando isso, desculpe-me.
É que o Waldemar não parou de cantar em 56 ou 57. Ele continuou e, pelo que eu saiba, ainda canta em casas noturnas de Piracicaba.
Eu senti muito o que aconteceu com um clip que eu fiz dele, cantando uma música minha, para a namorada (atual esposa). Estava guardada em fita de vídeo, dentro do aparelho. Entrou bandido na casa, levou o aparelho e o registro histórico de um clip que eu tinha feito como presente. Foi pena.
O roubo foi aproximadamente em 1998.
Um abraço

WLADIR SANTOS

Eu sou saudosista mesmo

Mensagem por Convidad em 16/3/2009, 11:18 am

Caro Bere:

Depois de 3 dias de descanso, depois de dois anos sem ver uma praia até que me recuperei muito bem.
Nós estávamos com um amigo da Alemanha de hóspede em casa e ele foi viajar conosco para a praia de Boiçucanga. Foram dias de descanso mesmo, muita risada, muita cerveja, muito peixe e frutos do mar, tudo que eu mais gosto para desfrutar. E como esse amigo tem 50 anos, os cantores alemães de nosso gosto são da mesma época e isso nos deu muita saudade. O papo do tipo: e fulano está vivo ainda? Ele ainda canta? E aquele lá quantos anos tem? 80? Assim por diante.
Eles também estão com uma avalanche de porcarias que fazem muitos retornarem a lembrar dos bons tempos. Sinto que é uma situação mundial. Tudo é feito sem qualidade, tudo pelo dinheiro e pela ganância. Se perde os valores do romantismo, os filmes antigos. Eu gosto muito dos filmes alemães com atores que nã oeram nem da minha época, mas filmes excelentes, sem truques, sem computadores criando paisagens, eram montanhas verdadeiras, neve que congelava mesmo.
Pelo fato de estar casada com um colombiano amante da salsa, charanga pachanga (típica de Cali), dos músicos de fugiram de Fidel e se espalharam pelo Caribe e a Colombia, principalmente em Cali, eu passei a admirar essas músicas. E por último um filme lindo mas triste, o Buena Vista Social Clube. A chance que foi dada aos músicos de antes de Fidel a tocarem no Times Square Garden em NY, foi a glória para eles, é como se tivessem esperando um momento de sucesso porque depois do filme pronto e alcançado o sucesso 4 já morreram. Entre no You tube e procure por algumas músicas deles como por exemplo o Chan Chan de Compay Segundo, é muito linda, eu gosto muito. Outro muito bom é o Candela com Buena Vista Social Club. Isso é Cuba verdadeiro. Imagina o que aquele mequetrefe de Fidel estragou e acabou com a vida deles.

Convidad
Convidado

Mensagem por Martinha em 18/3/2009, 2:28 pm

Pelo menos o gif eu consegui postar. Vou experimentar uma foto, tá?
Viva.Deu certo
Como faço para usar essa gatinha andando como avatar? Mande-me como e-mail ou mensagem privada que é mais rápido.

Martinha

Ver perfil do usuário

Mensagem por Martinha em 18/3/2009, 3:32 pm

Não estou conseguindo que, no avatar, a gatinha ande. Fica paradinha. Buááááá
Martinha

Ver perfil do usuário

Mensagem por WLADIR SANTOS em 18/3/2009, 4:02 pm

Tente usar outro código no servidor hospedeiro público de imagens. Dá certo sim
WLADIR SANTOS

CROCHÊS MANUAIS

Mensagem por WLADIR SANTOS em 6/4/2009, 3:23 pm

As peças de crochês que Mirian (minha esposa) faz são incríveis. Quem admira e aprecia costuma dizer que não há nada parecido com os trabalhos dela. Eu acredito realmente, pois são perfeitos, marcados pela regularidade dos pontos, pela leveza dos desenhos.

Demoram meses para serem terminadas, e comportam milhões de pontos dados. Esta que estou publicando aqui demorou mais de um ano para ficar pronta, trabalhando nela todos os dias, incluindo domingos, feriados... e quilómetros de linha própria, finíssima. Trata-se de uma colcha para cama de casal, vista em três fotos sendo uma geral, estendida na cama e duas mostrando detalhes. O tapete na foto da cama toda também é trabalho dela.

Ela já fez cinco dessas colchas, mas temos apenas duas atualmente.
Vou fotografar outras coisas e trazer para cá.

WLADIR SANTOS

Mensagem por Martinha em 6/4/2009, 6:13 pm

Berê
A-d-o-r-e-i
Sua mulher é boa mesmo. Eu gosto de fazer crochê, mas nem ouso mostrar aqui o que faço, a partir de agora.
Diga-me uma coisa: ela faz para outras pessoas ou só para a casa? Eu queria fazer presente de uma peça dessas para minha irmã que vai se casar. Creio que ela gostará. Se ela fizer, preciso encomendar com quanto tempo de antecedência? Aviso desde já que o casamento está marcado para Outubro...nem pensar em ficar um ano fazendo...r
Bjcas
Martinha

Ver perfil do usuário

Martinha

Mensagem por WLADIR SANTOS em 6/6/2009, 12:07 pm

Desculpe-me.
Só agora li sua mensagem aqui, mas espero que ainda seja possível a encomenda, caso decida-se a fazer mesmo o presente.
Mande-me notícias. Lembro que o tempo necessário para o trabalho ser feito, nesse modelo, é de no mínimo 6 meses, mas vale a pena.
Pode mandar, se preferir, o pedido para mirian@cmpp.com.br pois nesse endereço será aberto no mesmo dia com certeza.

Um bjo.
S.Beredicth

[/b]
WLADIR SANTOS

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: