FORUM DO BEREDICTH - COMENTARISTAS SELECIONADOS
aguarde um minutinho...conectando

DEPOIMENTO SOBRE O VOCACIONAL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

DEPOIMENTO SOBRE O VOCACIONAL

Mensagem por WLADIR SANTOS em 20/8/2009, 2:28 pm

O site que citei aqui (http://www.cmpp.com.br/vocacional) foi lido por mais de 4.500 pessoas. Algumas delas envolvidas em trabalhos sérios para conhecer melhor o que se passava nos vocacionais e outras para acumularem mais argumentos sobre a possibilidade de reedição do SEV, agora em Paulínia, o sistema privado de ensino.
Uma das consequências foi a seguinte: um grupo de estudantes do curso de Jornalismo da Fundação Casper Líbero, tendo que fazer um trabalho prático para o encerramento do curso, optaram pela sugestão da Mãe de uma das alunas e trataram de enfocar o Ensino Vocacional.
Como tiveram que entrevistar muitas pessoas em S.Paulo, e como todas foram ligadas ao SEV, saltou aos olhos das formandas, demonstrando que um curso de Jornalismo faz sim a diferença, questionaram elas sobre a existência de alguém que fosse contrário a esse tipo de encaminhamentos.
Encontraram nosso site no Google e solicitaram uma entrevista comigo, que realizei neste ano, em minha casa, durante 2:30 h.
Dessa entrevista coloquei detalhes no FORUM DO BEREDICTH. Pode ser lida aqui.
Um abraço a todos, em especial a essas alunas e alunos que se portaram como Jornalistas Investigativos.
Estão de parabéns, tanto elas como os responsáveis pelo curso da Fundação Casper Líbero.
Meu sogro, falecido, era jornalista do jornal A GAZETA e deve ter ficado mais que orgulhoso tanto desses alunos como do nosso comportamento.

_________________
TERRORISMO NUNCA MAIS
[b]AS ÁGUIAS VOAM SOLITÁRIAS.
OS URUBUS É QUE CAÇAM EM BANDOS
[/b]
avatar
WLADIR SANTOS

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Localização : Piracicaba (SP)
Número de Mensagens : 501
Data de inscrição : 09/02/2009

Ver perfil do usuário http://www.cmpp.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

FALTOU TER LEMBRADO NA HORA...

Mensagem por WLADIR SANTOS em 3/9/2009, 1:27 pm

As pessoas que me entrevistaram sobre o Ensino Vocacional perguntaram sim, mas tantas eram as respostas que me vinham à mente para dizer sobre o "motivo pelo qual o vocacional foi encerrado", que acabei deixando de lado uma resposta ótima e oportuna.
O Vocacional foi criado em 1962, com a duração previamente estabelecida de cinco anos (encerramento em 1966), devendo nesse tempo "apanhar as experiências pedagógicas que estavam em moda no mundo e atualizá-las com elementos capazes de poder usá-las no Brasil ou, mais especificamente, em S.Paulo). Muitas foram desastrosas, mas outras foram ótimas.
Resultado disso é que, quando uma experiência era incorporada como "possível", segundo o Parecer da Cenp (Órgão idealmente técnico da Secretaria da Educação do Estado), e aplicada de imediato, deveria deixar de constar nos estudos do Vocacional
O fato é que a coeducação, por exemplo, que foi mais do que estudada, logo entrou para o rol das coisas boas (era mais econômica), bem como os "estudos em grupo", que a Cenp avacalhou por completo mudando-o para "trabalho em equipe".
Não tinha mais gás e o tempo estava vencido... tinha mesmo que fechar, o que foi uma pena na verdade, pois muitas coisas poderiam ser descobertas e testadas, mas optou-se por colocar o ensino vocacional a serviço das esquerdas que queriam apenas enfrentar o poder militar.
Os que mandavam no SEV queriam, na verdade, que o Ensino Vocacional fosse expandido (até hoje falam isso!) e representasse um "sistema paralelo de educação", com todos os recursos imagináveis, para concorrer com o sistema comum de ensino, que tinha que apelar para festas juninas se desejasse comprar um simples mimeógrafo a álcool ou comprar papéis para Secretaria... Fazer um sistema paralelo nestas circunstâncias, convenhamos, é muito simples...
Não houve, portanto, nenhuma truculência extra, mas apenas a colocação segundo a qual "o tempo do Vocacional expirou aos cinco anos de atividades..."
Foi "a deixa"...

_________________
TERRORISMO NUNCA MAIS
[b]AS ÁGUIAS VOAM SOLITÁRIAS.
OS URUBUS É QUE CAÇAM EM BANDOS
[/b]
avatar
WLADIR SANTOS

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Localização : Piracicaba (SP)
Número de Mensagens : 501
Data de inscrição : 09/02/2009

Ver perfil do usuário http://www.cmpp.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum