FORUM DO BEREDICTH - COMENTARISTAS SELECIONADOS
aguarde um minutinho...conectando

DIPLOMA DE JORNALISTA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

DIPLOMA DE JORNALISTA

Mensagem por WLADIR SANTOS em 18/6/2009, 8:43 pm

No forum do Luciano foi lançado o tema da supressão da necessidade do diploma de jornalista para que o cidadão possa se expressar publicamente, em jornais, revistas, rádios, etc.
Deixei o meu pitaco lá, contrariando o que outros colocaram.
Eis os termos do que escrevi:

Àfora as profissões de teor técnico, cujos desempenhos podem promover desastres irreversíveis (como é o caso do Médico, Engenheiro, Cirurgião Dentista...e outros), não vejo como colocar como sendo necessário o diploma universitário de jornalista como condição para escrever em jornais e revistas, ou falar aos microfones de rádios e TVs...
Pura sandice!
Antes de ser necessário isso, melhor seria se fossem obrigados a cursos especiais os políticos brasileiros...
Então, para escrever a um jornal (e tem jornalecos em lugares pequenos que adorariam ter alguém fazendo uma pequena resenha todos os dias, independentemente da formação de quem as faz), precisa de ter Curso Superior de Jornalismo?
Vamos imaginar que isso tivesse sido descartado. Esse curso receberia cotas de negros, indios, mulatos, favelados, etc., que não precisariam entrar na disputa das vagas nas escolas??? Mais ainda: seria exigido do escritor um diploma que nada tem a ver com seu metier?
Aliás, há tempos que eu reparo numa coisa: qualquer pilantra que começa a escrever em algum jornal, sabe-se lá por qual porta adentrada, já coloca sob o nome, na apresentação, "fulano de tal é jornalista...", mas nunca cita a Faculdade que cursou. Jornalista uma ova! Convesa mole para bovídeos dormitarem placidamente.
O cara escreve erradíssimo, sem conteúdo e com formalmente cheio de erros gramaticais... é isso? Não tem aqui, entre nós, um "jornalista" que teria se especializado em Ciências e que só vem falar, e muito mal, abobrinhas as respeito do campo que teria abraçado?
Provavelmente é uma tentativa a mais de criar campos de trabalho para os mais de mil "jornalistas lotados no Petrobrás", impedindo que outros possam exercer o papel de críticos nos jornais e estações de rádio e TV (ainda) hoje existentes.
Saltei, para me poupar disso.

Beredicth


_________________
TERRORISMO NUNCA MAIS
[b]AS ÁGUIAS VOAM SOLITÁRIAS.
OS URUBUS É QUE CAÇAM EM BANDOS
[/b]
avatar
WLADIR SANTOS

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Localização : Piracicaba (SP)
Número de Mensagens : 501
Data de inscrição : 09/02/2009

Ver perfil do usuário http://www.cmpp.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Berê: essa turma aqui tem o diploma ou não?

Mensagem por larsson em 20/6/2009, 3:06 pm

BERÊ: ESTA TURMA DA BOLIVIA DO TRAFICANTE TEM OU NÃO DIPLOMA?


Veja a notícia de hoje nos jornais do mundo todo. Estranhamente não li nada a respeito no Brasil...
POr esta altura dos acotecimentos o cocaleiro-mor está sendo alvo de chacotas na imprensa internacional. Entre nós aqui, esse pessoal tinha fumado algo mais forte antes das "chocantes imagens do acidente, vistas por quem foi vítima?"

A notícia, no Plantão da Abril Cultural:

SÃO PAULO – Uma armadilha da web fez a emissora boliviana PAT exibir imagens do seriado Lost como se fossem fotos capturadas do desastre aéreo da Air France.
As cenas foram ao ar na noite de ontem (18) no jornal ‘PAT Noticias’. A suspeita é que a equipe do canal tenha acreditado na seqüência de e-mails enganosos que circulam na internet.Nas falsas mensagens, segundo reportou o jornal peruano El Comercio, há a informação de que “as imagens foram encontradas em uma câmera digital Casio Z750, que foi resgatada pelos navios da Marinha do Brasil, que realizavam o trabalho de encontrar os destroços”.

A narradora do noticiário boliviano reproduziu o discurso e informou que ao investigar o número de série da câmera, o proprietário teria sido identificado como Paulo G. Muller, um ator de teatro infantil conhecido no Brasil.
A âncora ainda arrisca algumas suposições, como na hora em que diz que, provavelmente, o fotográfo do acidente real estava em pé na hora de tirar as fotos. É sabido, porém, que o incidente ocorreu de madrugada e as fotos do seriado se passam durante o dia.
O vídeo do ocorrido está no YouTube e pode ser conferido logo abaixo. A TV boliviana ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.







avatar
larsson

Masculino Data de nascimento : 31/12/1977
Localização : Sampa
Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 19/03/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum