FORUM DO BEREDICTH - COMENTARISTAS SELECIONADOS
aguarde um minutinho...conectando

MEUS LIVROS E OUTROS ESCRITOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

MEUS LIVROS E OUTROS ESCRITOS

Mensagem por WLADIR SANTOS em 13/6/2009, 9:14 pm

Este novo tópico é para trazer, mais como registro que por outra coisa que possa figurar dentro do campo das vaidades, os meus livros e outros escritos. São dezessete livros e dezenas de crônicas, sem falar nas que, estando produzindo agora, também as postarei aqui.
Um dos mais agradáveis livros que já escrevi é este: CONTANDO CAUSOS PARA... Foi editado por Max Editor, em 1986, e traz a visão infantil dos acontecimentos das décadas de 40 e 50, além de uma ou outra mais recente.
Estou pensando em refazer a edição, que está esgotada no momento.

[/b]
WLADIR SANTOS

Masculino Data de nascimento : 07/12/1937
Número de Mensagens : 501

Ver perfil do usuário http://www.cmpp.com.br

Re: MEUS LIVROS E OUTROS ESCRITOS

Mensagem por Hans Albert Hein em 14/6/2009, 7:39 pm

Beredicth, meu caro e Amigos deste simpático blog.

Gosto daqui como se gosta daquele cantinho agradável, onde confortavelmente fuma-se um bom robusto e lê-se um bom livro...

Depois das irritações de praxe no FLP onde deparo-me com textos inacreditávelmente intumecidos de soberba e 'chutação' generalizada venho para cá descansar! Daí não escrever tanto, perdoem-me por isso.

Walt Disney, meu deus, quantas de suas produções me encantaram enquanto garoto! Dei até para comprar uns DVD's de seus desenhos para revê-los de quando em vez (Mowgli e Bambi, e estou tentando baixar 'A Incrível Jornada' e 'The Three Lives of Thomasina'; como diz a banda 'Roupa Nova': compro o que a infância sonhou).

Aí vem um caga-regra (essa peça do Tom Capri) desses que comeram 'sabedoria às colheradas quando criança' (dito alemão) e querem porque querem avacalhar tudo e todos só por que esses não encaixam no seu script, no seu mundinho raivoso!

Ufa! Enfim, Beredicth, preciso arrumar desses seu livros, tenho certeza que remetem a gente para um mundo menos 'canibal'.

Grande Abraço
Hans Albert Hein

Masculino Data de nascimento : 22/06/1954
Número de Mensagens : 41

Ver perfil do usuário

HANS. Grato pelas palavras, que me serão sempre agradáveis

Mensagem por WLADIR SANTOS em 14/6/2009, 9:04 pm

Hans:
Obrigado pelas suas gentis palavras.
Realmente eu me irrito demais com algumas pessoas no FLP. Só não me despedi de todos e dei no pé para deixar de lado a exasperação que me envolvia, porque estava virando moda e chatice as pessoas sairem, a turma do "deixa disso" pedir para voltar e, "atendendo a inúmeros pedidos", retornar para as mesmas chanchadas...
Aquele moço, de alcunha Ribas, que termina todas as suas frases com o "hahahaha", é irritante mesmo! Parece-me uma hiena, dessas que dão risadas mas querem é comer as pessoas pelos pés. É um mandrião.
Quanto ao Tom, este é um bobalhão de primeira ordem.
Leu, algum dia, um almanaque sobre o marxismo e, a partir dessa "profunda reflexão", adotou o comunismo como uma solução "cientificamente comprovada"... putz.
Engraçado é que, quando ele apareceu, várias pessoas o elogiaram e disseram explicitamente que o Fórum estava ganhando mais substância com a sua presença. Ainda bem que eu não fiz comentário idêntico, mesmo sem conhecer a peça, só para agradar, na linha do aplaudir à entrada no palco e não na saída depois do espetáculo.
Não há cara mais chato que esse. Outro dia mandou-nos a todos os colegas colaboradores, um tal "presente de Natal", que se resumiam nas "verdades" que ele tinha descoberto, todas "cientificamente comprovadas", o marxismo uma delas, a primeira por sinal. Eu lhe respondi que, para tais presentes, preferia minha parte em dinheiro... Nunca mais deu sinal de vida.
Aqui, pelo menos, as pessoas estão a salvo dessas presenças indigestas...
Um abraço
Berê

[/b]
WLADIR SANTOS

Mensagem por Admin em 17/6/2009, 6:14 pm

Hans
Estou quase solucionando o problema da nova edição. Assim que a tiver solucionado, nem se preocupe porque farei questão de lhe mandar um exemplar. Sei que vai gostar porque é a infância de um garoto chamado pelos seus comparsas de "alemão batata", num bairro alemão que foi amordaçado na década de 40 e perdeu, por essa razão, sua identidade.
Hoje tem outra publicação minha aqui.

AS ÁGUIAS VOAM SOLITÁRIAS. OS URUBUS É QUE VOAM EM BANDOS.
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 179

Ver perfil do usuário http://beredicth.forumeiros.com

PESCARIA NOTURNA

Mensagem por WLADIR SANTOS em 18/6/2009, 3:47 pm

PESCARIA NOTURNA NO RIO PARAGUAI
Foi no final dos anos 60, quando ir pescar no Rio Paraguai ainda não resultava em tiros da margem de lá, contra "los imperialistas brasileños" que, mesmo estando em nosso território, eram vistos por instigados caipiras daquele país como invasores.
O que eu queria dizer mesmo é o seguinte: este quadro, que está com meu filho também (ele pega tudo para ele...até meus brinquedos de infância), foi premiado em Salão de Artes de Piracicaba.
Trata-se de aplicação de sauce sobre papel, com esfumíneos. Tamanho A-3
DETALHE INTERESSANTE: O SAUCE, O ESFUMÍNIO E O PAPEL, ERAM DO MEU SAUDOSO PAI. As idades desses materiais são variáveis: o sauce tem mais de um século, idem para o esfumínio. O papel, francês, foi adquirido na década de 1920.

[/b]
WLADIR SANTOS

Mensagem por Hans Albert Hein em 21/6/2009, 5:55 pm

Beredicth e Amigos,

deixei lá no FLP uma mensagem onde cito Leni Riefenstahl. Mulher de uma beleza rara, uma deusa, produziu e dirigiu filmes que faziam propaganda e enalteciam o regime nazista. Não obstante a toda a sinistrose que envolvia o tema, Leni é reconhecida como tendo sido um expoente na arte cinematográfica. Viveu 100 anos, morreu em 2003. Dedicou o restante da sua vida a fotografia, especialmente motivos africanos. Seria o "Walt Disney" do III Reich. Na internet tem muito material sobre Leni, querem um personagem fascinante para dedicar pesquisas? Leni é um prato cheio!

Grande Abraço

P.S. Beredicth, tendo disponibilidade de algum dos seus livros, por favor não se esqueça de mim.
Hans Albert Hein

Masculino Data de nascimento : 22/06/1954
Número de Mensagens : 41

Ver perfil do usuário

É ótimo

Mensagem por Dirce em 2/7/2009, 4:15 pm

Tenho esse seu livro, com o título O ENIGMA DE SMARTLOW.
Era do meu pai, e quando comentei com ele que eu estava no forum do autor, ele me fez presente.
Já li, mas perdi o sono, pois é impossível parar para dormir.
A gente como que penetra no enredo do romance, para tentar descobrir não apenas o que é o enigma, mas tentar saber onde foi escondido o ouro dos judeus, "expropriado" pelos nazistas. Aliás, os ditadores nunca dizem que roubaram, mas expropriaram... não é mesmo Stela?
Onde posso encontrar os outros que estão citados na capa pelo Editor?
bjos
Dirce

Feminino Data de nascimento : 01/01/1990
Número de Mensagens : 84

Ver perfil do usuário

BONITA MESMO HANS

Mensagem por WLADIR SANTOS em 16/7/2009, 4:17 pm

Hans
Leni Riefenstahl eu já conhecia pela sua obra. Fotografias do III REICH tiradas por ela são exemplos de nitidez, seleção de temas, angulação...e o mesmo se diz dos filmes que ela rodou para o Nazismo.
Contudo, não foram os nazistas que a colocaram como inimiga, mas os anti-nazistas, que acharam ser ela uma "colaboracionista" por ter filmado as cenas do regime. Não podemos nos esquecer que Hitler pregava que o III REICH seria um império que duraria mil anos...
Quando a Alemanha perdeu a guerra, custou para Leni ser inocentada, pois era apenas e tão somente uma fotógrafa paga para registrar as cenas que a história deveria conhecer, no futuro, segundo os ângulos dos nazistas.
O trabalho dessa mulher foi encantador. As más línguas insistiam em dizer que Hitler a tinha como amante, mas nada disso foi comprovado, a não ser a pestilência da malidiscência.

Por falar em beleza, encontrei outra alemã de fazer suspirar...esta é cantora de óperas e, ao lado da sua voz angelical, afinadíssima, é também uma das mulheres mais bonitas que já tive a oportunidade de ver. Para mim, pode assistir a um espetáculo seu, valeria por uma vida.

[/b]
WLADIR SANTOS

UMA CORREÇÃO PARA O BERÊ: KATHERINE JENKINS É INGLESA

Mensagem por larsson em 20/7/2009, 4:08 pm

Berê.
Katherine é mesmo ótima. Tenho vários discos dela e muitas fotos. Mas você disse aqui que é alemã, mas na verdade é inglesa.
Fica a correção como registro.
abraços
Larsson
larsson

Masculino Data de nascimento : 31/12/1977
Número de Mensagens : 48

Ver perfil do usuário

VERDADE, LARSSON.

Mensagem por WLADIR SANTOS em 21/7/2009, 12:20 pm

Foi descuido meu, não verificar com mais aprofundamento, a biografia da "deusa". Agora fui ver e ela é mesmo inglesa. Obrigado pela correção.
Mas o que eu queria trazer aqui, agora, é ela cantando a Habanera, de Carmen (Bizet). Mostra a incrível versalidade dessa cantora que, além da voz maravilhosa, a sua presença belíssima nos palcos europeus da música erudita.
Abraços.

[/b]
WLADIR SANTOS

MINHAS MEMÓRIAS DO BAIRRO DOS ALEMÃES

Mensagem por Admin em 10/8/2009, 2:36 pm

IZABEROÍNA

Seu nome real era Isabel Heroína, mas nós a chamávamos de Izaberoína, sem pensar na alteração que estávamos fazendo. Aliás, nem sabíamos quem era a tal Isabel Heroína. O nome tinha sido dado a ela por ter nascido num 13 de maio, em homenagem à Princesa Isabel, mas disso ficamos sabendo bem depois. Nem Insto sabia ao certo como a irmã se chamava de fato, e para ele seu nome era mesmo Izaberoína.
Pretinha bem apanhada, carnes firmes, lembro-me agora que de corpo bastante escultural. Chegaria a ser bonita se não fossem os cabelos em carapinhas e o nariz um tanto achatado. Seus dentes eram extremamente alvos, grandes, quase que saltando fora da boca quando sorria, e como ela estava sempre sorrindo, foi essa a imagem que dela guardei. Nós ficávamos imaginando como viraria uma caveira de meter medo quando morresse.
Sua idade devia estar por volta dos dezesseis anos, pois então eu tinha cinco e ela era bem mais velha, já mocinha, com namorado e tudo.
Izaberoína pouco saía de casa e raramente estava perto do nosso grupo, geralmente apenas para vir buscar Insto quando não estava atendendo aos chamados da Mãe.
Nos momentos em que aparecia por ali todos tínhamos uma sensação gostosa, indefinida, quando a alça da sua blusa caía para o braço e podíamos observar suas tetas, bem maiores que as das garotas chatas que tinham nossas idades. Não era malícia, mas pura curiosidade.
Izaberoína namorava um negrão alto, forte como touro, que tinha andar singular: ele gingava o corpo como quem estivesse ouvindo um batuque que só ele ouvia. Era um preto bonito, cabelos alisados com ferro quente e colados na cabeça com babosa ou outro grude qualquer. Dentes tão alvos e perfeitos quanto os da namorada. Estranhava-nos o fato dos seus olhos serem verdes, e achávamos engraçado estar sempre com sapatos brancos, de bicos finos. Sempre que o vimos estava bem vestido, embora com simplicidade.
Nossos pais diziam que ele era lombeador de sacos de açúcar na E.F. Sorocabana, mas ninguém podia confirmar isso. Nem Insto, que o adorava, pois sempre que vinha se encontrar com sua irmã trazia-lhe torrões de açúcar preto, daqueles úmidos que pareciam rapaduras, que então distribuía a todos nós. E vinha sempre, duas ou três vezes por semana, fora os sábados e domingos. Saiam de casa com as mãos dadas por volta das 19 horas e, antes das 22 estavam de volta, despedindo-se no portão da casa com um rápido beijo na boca. Era coisa nojenta, pois todos na família de Insto comiam içás, e sabíamos que estas comiam defuntos, e que de vez em quando faziam revoadas por ali, vindas do bosque do cemitério.
Numa das noites Dito chegou numa estica de chamar a atenção. Creio que foi a primeira vez que entrou na casa. Alguns minutos depois ele saiu correndo como doido, com o pai de Izaberoína atrás dele com a cinta na mão, gritando: negro safado, vagabundo,... Não soubemos nunca a razão disso, mas o fato é que o sujeito conseguiu se safar dobrando a esquina com velocidade incrível, como se caveiras estivessem em seu encalço.
Alguns instantes depois Insto foi chamado pela mãe e deixou o grupo, de sorte que pudemos falar do assunto sem correr o risco de levar umas bordoadas dele. Quem solucionou o caso foram Didi e Tinho.
Eles haviam seguido por várias vezes o casal nas suas escapadas noturnas. Iam diretamente para o terreno do Pedro Rico, bem onde hoje é a Cidade Jardim, e se embrenhavam no canavial ali existente. Os dois ficavam só ouvindo, pois não dava para ver nada.

• Gostosa... gostosa...
    • Vá devagar... dói... é uma perna de mesa... Ai...

Nós não sabíamos por qual razão precisavam ir ao terreno escuro para saber que gosto tinha Izaberoína. Todos já havíamos lambido os próprios braços e sabíamos que eram invariavelmente salgados. Contudo, chegamos a pensar que os pretos tinham gosto de chocolate e até ficamos com inveja do Insto. Ninguém pediu para lamber os braços dele, pois isso nos dava asco. Por outro lado, Dito não nos parecia nenhuma perna de mesa. Tudo nos parecia muito confuso e misterioso.
Quando Didi inadvertidamente disse diante do Insto que sua irmã era gostosa e que iria se casar com uma perna de mesa, levou uma surra monumental, rolando ambos pelo chão durante bom tempo. Nem Insto soube dizer os motivos da sua agressão. Didi abandonou a luta depois que suas roupas ficaram rasgadas e um dos olhos um tanto arroxeados.
Passados uns dias Insto veio nos dizer que Izaberoína ia se casar. Adoramos a notícia, pois pudemos antever doces e refrigerantes grátis, sem falar nos torrões de açúcar preto.
No dia do casamento estavam todos da casa vestidos na maior estica, inclusive Insto, com seu terno de brim branco, calças já pela canela e paletó não mais abotoando, chinelos de corda, já embigodados, que a gente chamava de "enxuga-poças".

O casal era o centro das atenções, com todos querendo abraçá-los. Até Didi foi ao casamento.
No quintal da casa estava o pai da noiva com mais uns amigos fazendo um pagode, circulando entre eles, de mãos em mãos, uma garrafa de cachaça e jarras de chope que eram tiradas de um enorme barril. Até que cantavam bem, especialmente o pai da noiva, que tinha vozeirão bonito, suave. Foi uma das únicas vezes que pudemos ver o pai do Insto rindo e sem estar com a cinta nas mãos para bater em alguém.
Depois do casamento o casal saiu num carro de praça e tomou um ônibus para Águas de São Pedro, onde teriam ficado apenas uma noite, retornando no dia seguinte em tempo de participar da festa que se prolongara noite a dentro e só terminaria no Domingo à tarde, com uma porção de gente embriagada.
Nunca vimos Izaberoína tão feliz e radiante como naquele dia, em seu vestido de noiva, que minha mãe costurou para ela, inteiro-até-os-pés de rendas brancas, com pequenas pérolas formando desenhos de folhas e flores. Sua mãe não se cansava de dizer que ela se parecia com uma rainha, embora me parecesse muito barriguda para ser uma.
Transcorridos mais ou menos quatro meses após o casamento Insto veio nos dizer que tinha ficado Tio. Morremos de inveja, pois os tios sempre foram muito especiais em nossas estórias. Os casos de assombrações que os tios e avós contavam sempre traziam as marcas da verdade, e a partir daquele momento Insto é que seria citado pelo seu sobrinho quando passasse a freqüentar nosso grupo. Ser tio era uma posição de destaque para nós.
Quando, passados uns tempos, Didi veio nos dizer que estava namorando uma das garotas do bairro, Tinho com ares doutorais lhe perguntou:
"Você já lambeu ela para saber que gosto tem?"

Foi outra monumental briga, com Didi finalmente levando a melhor e Tinho fugindo para dentro de casa. Didi estava furioso com a pergunta, e nem mesmo quando o Zorro apareceu por ali depois da fuga de Tinho ele se amedrontou: correu atrás do herói mascarado, mas nunca soubemos se conseguiu ou não alcançá-lo.
Nós não sabíamos os motivos dessas brigas e confusões todas. Tudo estava no sabor que as pessoas podiam ter, e isso já sabíamos. As pessoas brancas eram salgadas e as pretas tinham sabor de chocolate...
O sobrinho de Insto faleceu em seguida, com alguns meses de idade, e o casal se mudou definitivamente da casa dos pais dele e nunca mais os vimos.

AS ÁGUIAS VOAM SOLITÁRIAS. OS URUBUS É QUE VOAM EM BANDOS.
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 179

Ver perfil do usuário http://beredicth.forumeiros.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: